Sarau Literário

SARAU LITERÁRIO

Aconteceu nos dias 09,10 e 11 de outubro, um Sarau Literário, exposição interna dos trabalhos realizados pelos alunos do Colégio do Ensino Fundamental II, relativa aos aprendizados recebidos em sala de aula, dentro do projeto de Leitura da área de Língua Portuguesa (Professora Mônica) e de Artes (Professora Simone). Os trabalhos realizados estavam vinculados a diversos temas dentre eles: Meio Ambiente, Van Gogh, Cordel, Histórias em Quadrinhos, Mangás, Cartuns, Ditadura Militar, Escravidão etc. Foram explorados também a Música, a Dança, as Artes Visuais e a Poesia.

Nos espaços internos da escola, os trabalhos foram expostos de forma que as várias turmas pudessem observar todos os temas. A exposição também foi aberta aos pais.

Os trabalhos versaram sobre os conteúdos apresentados em sala de aula, na forma de desenho, maquetes, artesanatos, pinturas etc.

No Colégio Salesiano a arte se desenvolve em quatro grandes linguagens que são: artes visuais, teatro, música e dança. Onde cada aluno melhora o dom que vem naturalmente ou desenvolve o aprendizado com suas experiências na escola.

A importância da arte está no entendimento de mundo, do relacionamento das pessoas com outros povos e culturas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), logo na apresentação destinado a área curricular Arte diz que: “A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação”.

É assim que o Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna desenvolve a sua arte, proporcionando conhecimento, experiência e tornando os alunos capazes de sentir e vivenciar a arte.

Texto: Profª Mônica Cristina e  Profª Simone Favarin