Além da formação intelectual, o Colégio Salesiano tem grande preocupação em formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades. É no contexto de sala de aula, no convívio diário com profissionais especialmente preparados, que o aluno desenvolve, progressivamente, hábitos e atitudes que favorecem a formação de valores.

Dentro de uma Grade curricular cuidadosamente elaborada de acordo com a legislação e particularmente ampliada pelo Colégio, os alunos do Ensino Fundamental II aprendem a administrar seu tempo no contraturno, frequentando aulas de Educação Física, Revisão de Matemática e Português.

A partir do 6º ano, todos os alunos realizam simulados, os quais desenvolvem as habilidades necessárias para a realização de vestibulares, adquirindo, assim, mais chances de sucesso.